“Já lá vão dois meses desde que decidi ingressar nesta aventura que se dá pelo nome de SVE, em Nea Moudania, Grécia, através da Casa da Juventude de Amarante.
Desde que cá cheguei que tenho desenvolvido trabalho de voluntariado em cerca de 5 locais diferentes. Cheguei cá sem saber o que esperar, apenas com a vontade de marcar a diferença em algum aspecto e a vontade de viajar e conhecer novas culturas. E apenas com a certeza de que partiria rumo a um local incrível.
Devo dizer que ao final deste tempo não me arrependo nem um pouco da decisão que tomei. Fui extremamente bem recebido pela You In Europe e por todos os seus elementos, que me têm tratado como um membro da família. Moro numa casa com ótimas condições, a qual partilho com o segundo voluntariado recebido pela organização, o Carlos, de Espanha. A população local é hospitaleira. A cidade pequena mas com o seu charme. E a gastronomia só nos faz crescer água na boca. Não trocaria esta experiência por nada!
Dos diversos trabalhos de voluntariado que executo um deles parte de uma parceria que temos com uma escola primária da zona. A qual visitamos pelo menos duas vezes por semana para ajudarmos nas diversas actividades pós aulas e até mesmo para organizarmos as nossas próprias actividades com as crianças.
Há umas semanas atrás por exemplo, pintamos , juntamente com os auxiliares educativos da escola, num grande lençol, diversas bandeiras de todo o mundo. Lençol esse que serviu de cenário para uma peça de teatro executada pelas crianças.
Temos também uma parceria com um centro cultural local, “Φαρος”/”Faros”.
Aqui trabalhamos desde a realização do novo website para o centro cultural, até a tarefas mais específicas. Estamos encarregues de re-organizar o guarda-fatos do teatro, assim como de fotografar cada um deles com o propósito de criar um pequeno arquivo. E a semana passada, executamos o design de um poster para divulgação do festival da sardinha de Nea Moudania, que terá lugar dentro de pouco dias.
Outras duas vezes por semana passamos pelo ginásio desportivo da cidade. Neste ginásio desenvolvemos todos os dias um jogo ou um aquecimento diferente com as crianças do grupo desportivo. Auxiliamos também em todos os aspectos necessários dentro das modalidades praticadas.
Voluntariamos também num centro para pessoas com deficiência. Actualmente temos auxiliado e participado em aulas de danças gregas tradicionais com o grupo pertencente ao centro.
Por último, temos o nosso trabalho dentro da organização You in Europe. Todas as manhãs encontramo-nos nos escritórios da organização. Até á data já tivemos oportunidade de participar em alguns projectos de grande interesse.
No meu primeiro dia aqui, auxiliamos numa limpeza das praias de Nea Moudania. Ajudamos em todos os trabalhos necessários dentro do escritório, desde aulas temáticas até ao auxílio na organização de novos projectos. E em finais de maio estivemos envolvidos num Intercâmbio de Jovens que teve lugar aqui em Nea Moudania. Não só fomos os responsáveis por registrar em vídeo e fotografia o decorrer deste projecto como também participamos em algumas actividades e implementamos algumas das nossas próprias ideias.
Nestes últimos dias tenho vindo a desenvolver inúmeras capacidades:
Aprendi e pratiquei algumas artes circenses.
Desenvolvi o meu ouvido e capacidade para a música.
E acima de tudo, travei contactos e amizades com pessoas de diferentes países. Relacionei-me com variadas culturas e aprendi um pouco de cada linguagem que se deparou no meu caminho.
E apesar de me sentir confortável no trabalho de voluntariado que tenho vindo a executar, nem tudo pode ser só trabalho.
Com o tempo livre de que disponho tenho vindo a aproveitar todos os minutos para conhecer mais um pouco da Grécia e países vizinhos. E passar tempo de qualidade com aqueles que temos vindo a conhecer melhor.
Ajudando com as pinturas no escritório da You in Europe
Visita a Afytos
Noite em Thessaloniki
Um final de tarde com o nosso cão adoptado
Um fim-de-semana na bela cidade de Ioannina
Visita à Perama Cave
O mercado ao ar livre da cidade de Nea Moudania
Porque penso que em parte um SVE é isto. Não apenas o que fazemos pela e na cidade na qual nos instalamos. Mas também as oportunidades que surgem para além desse local.”
Comentários recentes