“Se amas o teu trabalho não trabalharás nem um dia da tua vida.”
Para nós, voluntários da Casa da Juventude de Amarante, é exatamente assim! Com esta primeira reportagem, estamos felizes de mostrar-vos o trabalho realizado nestes primeiros meses de nosso projeto SVE 2017, 100% financiado pelo Erasmus + Juventude em Ação. Queremos partilhar quanto empenho e fantasia pomos no nosso trabalho!
E de imaginação é precisa muita, especialmente com as crianças. Para la escola de Cepelos, por exemplo, cada semana, nestes meses, organizámos uma série de actividades lúdicas. O objectivo é aprender e divertir-se.
Com o mesmo espírito fazemos lições interativas de geografia na escola de São Gonçalo e ajudamos as professoras da escola da Madalena a “entreter” os pequenos com a leitura, o desenho e o canto.
Mas o prazer maior vem do orfanato Terra dos Homens, onde trabalhamos com as crianças de todas as idades. Levou algum tempo para criar um vínculo com eles, muita doçura e paciência, mas agora fazemos parte da família.
Na CERCIMARANTE a Marta e a Timea deram luz a um projeto que tem muito sucesso: voz e guitarra e muita vontade de cantar todos juntos. Enquanto a nossa bailarina Gosia tem as aulas de dança.
O empenho maior é para os idosos de Santa Casa da Misericórdia de Amarante, eles só querem descansar, mas com os nossos dotes e persistência eles lá brincam connosco e falam da sua juventude. E vejam só, até nos ensinam português!
E o nosso trabalho não acaba aqui porque tratamos também do nosso jardim. A fadiga de cultivar a terra está a ser paga em ver crescer muitos produtos genuínos: aboborinhas, tomates, morangos, alfaces e ameixas.
Todos os sábados temos a Feira Bio, Justa e Local. Como vendedores reais falamos com as pessoas em português e vendemos diversos produtos orgânicos.
Por último, graças ao professor Fernando Paiva, temos aprendido tudo sobre o vinho. Sob a sua supervisão fazemos vários trabalhos, como cortar os ramos mortos e limpar as garrafas de vinho.
No Verão participamos em muitos projetos de mobilidade europeus e internacionais com meninos e meninas de todo o mundo e da cidade de Amarante. Se quiserem descobri-los sigam a próxima reportagem…
Comentários recentes