SOBRE NÓS

MISSÃO

Semeamos Comunidades
Através dos nossos projetos procuramos ser o íman que une as pessoas à volta de tópicos com importância e pertinência à escala global. Gerida desde 2009 pelo Aventura Marão Clube, a Casa da Juventude de Amarante é hoje um dos centros culturais mais ativos e inovadores da cidade. Começamos por ser um projeto jovem focado no desporto e hábitos de vida saudáveis e percorremos um longo caminho desde então. Nos últimos anos temos desenvolvido vários projetos na área das artes, teatro, cinema, direitos humanos, empreendedorismo e sustentabilidade. 
 
O nosso impacto em Amarante:
  • 1.6 milhões de euros de fundos europeus investidos
  • +70 projetos europeus realizados e aprovados
  • 1600 participantes internacionais em projectos e cursos de formação
  • 600 participantes portugueses enviados para projetos internacionais
  • +40 portugueses enviados para projetos de serviço voluntário europeu
  • 80 voluntários do serviço voluntário europeu trazidos para Amarante

…e muito mais para vir no futuro. Fiquem atentos!

VALORES

Sustentabilidade

Tentamos selecionar os nossos alimentos de produtores locais e da região e introduzir esta prática na nossa comunidade mas não ficamos por aqui.

No início de 2015, construímos em Amarante a primeira horta urbana com base nos princípios da Permacultura e continuamos a espalhar a palavra sobre os benefícios do consumo e produção local semanalmente, através da nossa Feira Bio e Justa. A nossa dedicação a um modo de vida sustentável foca-se em todos os aspetos — financeiro, ecológico e social.

É um processo constante onde “A prática leva à perfeição.”.

 

Equidade

Ser-se justo é muito mais do que dizer-se. Está em todas as nossas ações e escolhas diárias. Além de sermos um parceiro local valioso para muitas escolas, infantários e instituições como a Cercimarante e a Santa Casa, também somos promotores de uma mentalidade justa que queremos extender por Portugal — a valorização do Comércio Justo como um meio para trazer condições justas e dignas às pessoas mais desfavorecidas e exploradas em todo o globo. Abrir a primeira Loja de Comércio Justo em Portugal, em 1999, foi o primeiro passo para um objetivo maior: transformar Amarante na primeira cidade justa certificada do país.

Diálogo

Por último, dedicamo-nos ao diálogo.

Através dos muitos projetos de mobilidade e voluntariado — intercâmbios de jovens, cursos de formação, serviço voluntário europeu, seminários e eventos culturais — tentamos trazer o mundo a Amarante. 

A EQUIPA CJ

Projetos

 

Com diferentes funções, trabalhamos como um todo e partilhamos um passado em comum: somos voluntários de coração. Tudo começou com um pequeno passo: fazer Serviço Voluntário Europeu num outro país e hoje aqui estamos, a trabalhar regularmente com pessoas de todo o mundo. No entanto, não estamos sozinhos pois o segredo de um grande sucesso está no trabalho de uma grande equipa.

Miguel Pinto

Miguel Pinto

Gestão e Coordenação

Marcella Serra

Marcella Serra

Educação Social, Coordenação e Projetos Europeus

Bárbara Pereira

Bárbara Pereira

Comunicação

Bar e Receção

Numa Casa todos os pilares são importantes e a nossa não é diferente! Eles nunca te vão deixar desamparado ou com fome. Poderás vê-los em diferentes funções na receção e no Bar do Girassol.

Alfredo

Alfredo

Bar

Tânia

Tânia

Bar

Carlos

Carlos

Receção

Rita

Rita

Bar

Paulo

Paulo

Cozinha

Ondina

Ondina

Cozinha

Joaquim

Joaquim

Bar

Amarante – Uma cidade única 

Amarante seduz pela cumplicidade que a montanha e rio mantêm com ela. Banhada pelo rio Tâmega e enquadrada pelas serras do Marão, Alvão e Aboboreira este é um ponto de paragem obrigatório para quem visita o norte de Portugal — situando-se apenas a 60km do Porto.

Destaca-se por ser um destino perfeito para quem ama a prática de atividades ao ar livre como o montanhismo, a canoagem, o BTT, trail running, os passeios de barco a remo, a pesca, o golfe, o campismo, os banhos nas praias fluviais; ou para quem viaja em procura de valores culturais e religiosos pela sua história, os seus monumentos, tradições, festas populares e romarias.*

 

É também uma placa giratória a proporcionar a descoberta das Terras de Basto, Trás os Montes, Douro e, da própria cidade do Porto.

Principais atrações: Museu Amadeo de Souza Cardoso | Mosteiro e Ponte de S. Gonçalo | Mosteiro de Travanca | Rota do Românico | Ecopista do Tâmega;

*as grandes festas da cidade em honra de S. Gonçalo,  mais conhecidas por “Festas do Junho” pelos amarantinos, acontecem anualmente no primeiro fim de semana de Junho.

 

Pin It on Pinterest

Share This