SOBRE NÓS

MISSÃO

Semeamos Comunidades
Através dos nossos projetos procuramos ser o íman que une as pessoas à volta de tópicos com importância e pertinência à escala global. Gerida desde 2009 pelo Aventura Marão Clube, a Casa da Juventude de Amarante é hoje um dos centros culturais mais ativos e inovadores da cidade. Começamos por ser um projeto jovem focado no desporto e hábitos de vida saudáveis e percorremos um longo caminho desde então. Nos últimos anos temos desenvolvido vários projetos na área das artes, teatro, cinema, direitos humanos, empreendedorismo e sustentabilidade. 
 
O nosso impacto em Amarante:
  • 2.2 milhões de euros de fundos europeus investidos
  • +90 projetos europeus realizados e aprovados
  • +2500 participantes internacionais em projectos e cursos de formação
  • +1000 participantes portugueses enviados para projetos internacionais
  • +50 portugueses enviados para projetos de serviço voluntário europeu
  • +100 voluntários do serviço voluntário europeu trazidos para Amarante

…e muito mais para vir no futuro. Fiquem atentos!

VALORES

Sustentabilidade

Tentamos selecionar os nossos alimentos de produtores locais e da região e introduzir esta prática na nossa comunidade mas não ficamos por aqui.

No início de 2015, construímos em Amarante a primeira horta urbana com base nos princípios da Permacultura e continuamos a espalhar a palavra sobre os benefícios do consumo e produção local semanalmente, através da nossa Feira Bio e Justa. A nossa dedicação a um modo de vida sustentável foca-se em todos os aspetos — financeiro, ecológico e social.

É um processo constante onde “A prática leva à perfeição.”.

 

Equidade

Ser-se justo é muito mais do que dizer-se. Está em todas as nossas ações e escolhas diárias. Além de sermos um parceiro local valioso para muitas escolas, infantários e instituições como a Cercimarante e a Santa Casa, também somos promotores de uma mentalidade justa que queremos extender por Portugal — a valorização do Comércio Justo como um meio para trazer condições justas e dignas às pessoas mais desfavorecidas e exploradas em todo o globo. Abrir a primeira Loja de Comércio Justo em Portugal, em 1999, foi o primeiro passo para um objetivo maior: transformar Amarante na primeira cidade justa certificada do país.

Diálogo

Por último, dedicamo-nos ao diálogo.

Através dos muitos projetos de mobilidade e voluntariado — intercâmbios de jovens, cursos de formação, serviço voluntário europeu, seminários e eventos culturais — tentamos trazer o mundo a Amarante. 

A EQUIPA CJ

Projetos

 

Com diferentes funções, trabalhamos como um todo e partilhamos um passado em comum: somos voluntários de coração. Tudo começou com um pequeno passo: fazer Serviço Voluntário Europeu num outro país e hoje aqui estamos, a trabalhar regularmente com pessoas de todo o mundo. No entanto, não estamos sozinhos pois o segredo de um grande sucesso está no trabalho de uma grande equipa.

Miguel Pinto

Miguel Pinto

Gestão e Coordenação

Marcella Serra

Marcella Serra

Educação Social, Coordenação e Projetos Europeus

Filipa Pereira

Filipa Pereira

Comunicação

Bar e Receção

Numa Casa todos os pilares são importantes e a nossa não é diferente! Eles nunca te vão deixar desamparado ou com fome. Poderás vê-los em diferentes funções na receção e no Bar do Girassol.

Alfredo

Alfredo

Bar

Tânia

Tânia

Bar

Alice

Alice

Receção

Rita

Rita

Bar

Paulo

Paulo

Cozinha

Carlos

Carlos

Receção

Ondina

Ondina

Cozinha

Joaquim

Joaquim

Bar

Amarante – Uma cidade única 

Amarante seduz pela cumplicidade que a montanha e rio mantêm com ela. Banhada pelo rio Tâmega e enquadrada pelas serras do Marão, Alvão e Aboboreira este é um ponto de paragem obrigatório para quem visita o norte de Portugal — situando-se apenas a 60km do Porto.

Destaca-se por ser um destino perfeito para quem ama a prática de atividades ao ar livre como o montanhismo, a canoagem, o BTT, trail running, os passeios de barco a remo, a pesca, o golfe, o campismo, os banhos nas praias fluviais; ou para quem viaja em procura de valores culturais e religiosos pela sua história, os seus monumentos, tradições, festas populares e romarias.*

 

É também uma placa giratória a proporcionar a descoberta das Terras de Basto, Trás os Montes, Douro e, da própria cidade do Porto.

Principais atrações: Museu Amadeo de Souza Cardoso | Mosteiro e Ponte de S. Gonçalo | Mosteiro de Travanca | Rota do Românico | Ecopista do Tâmega;

*as grandes festas da cidade em honra de S. Gonçalo,  mais conhecidas por “Festas do Junho” pelos amarantinos, acontecem anualmente no primeiro fim de semana de Junho.

 

Share This