Este artigo resulta de uma série de 7 entrevistas feitas aos 35 participantes do projeto Aroma: design the smell of challenge – organizado pelo Aventura Marão Clube em Amarante (Portugal), entre 2 e 10 de julho. Durante 10 dias os participantes da Grécia, Roménia, Itália, Palestina, Tunísia, Egipto e Portugal, trabalharam juntos para organizar uma Bike Parade, um Jantar Euromed e para apoiar um festival de rua local chamado Festa Amarantina. Durante as entrevistas tivemos a oportunidade de os conhecer melhor a todos, descobrir o porquê de terem escolhido fazer parte deste projeto e como foi a experiência.

A equipa portuguesa consistia no Tomás, no Pedro, no Miguel, na Sandra, na Ana e na Joana. Eles contaram-nos que o projeto lhes interessou pois queriam conhecer pessoas novas e fazer novos amigos. Com este projeto tiveram a oportunidade de o fazer com pessoas de 7 países diferentes.

Grupo Português vindo da associação Aventura Marão Clube

Quando lhes perguntamos o que trouxeram à Festa Amarantina, o grupo disse-nos que estavam prontos para partilhar a cultura portuguesa com os outros. Mencionaram também que a interagindo com todos estes países diferentes, puderam ensinar e ao mesmo tempo aprender.

O maior equívoco sobre Portugal é todos os portugueses são pobres e têm uma mente fechada. Sentem também que os turistas só se sentem atraídos por Portugal devido às suas das praias, quando este lindo país tem muito mais para oferecer.

Uma coisa surpreendente que partilharam connosco é que apesar de partilharem a mesma cultura, é muito difícil encontrar semelhanças nas diferenças, não percebem que juntos se completam uns aos outros – como o poeta português Fernando Pessoa disse – “Para ser grande, sê inteiro.”

O grande desafio que a juventude está a enfrentar no país é a perda das suas tradições, devido aos jovens terem perdido o interesse nelas. O grupo português acha que a solução é manterem-se unidos, participar, levantar as mãos e as vozes e dar a sua alma ao mundo.

Artigo e entrevista de Denisa Gavriloni
(Participante do Projeto Aroma)

 

Pin It on Pinterest

Share This